O ensino a distância é algo oferecido já algum tempo por algumas instituições, mas devido a pandemia ele passou a ser amplamente utilizado e conhecido pela população. Antes qualquer ensino que não fosse presencial era julgado e sua qualidade era questionada por ser feito de forma online e as pessoas desconfiavam se o repasse do conteúdo e o aprendizado era realmente bom quando comparado ao ensino presencial.

O EAD, Educação a Distância, desde sua criação é responsável por auxiliar o ensino de milhares de pessoas espalhadas pelo Brasil que aproveitam da tecnologia das aulas online para se formarem e adquirirem um maior conhecimento no meio de sua rotina corrida que impossibilita uma educação presencial. Instituições que oferecem esse ensino contam com plataformas digitais onde os professores disponibilizam aulas gravadas ou ao vivo para os alunos e abrem locais para perguntas e tirar suas dúvidas de forma simples e rápida, tendo algumas de suas provas sendo feitas pessoalmente fazendo o ensino ser híbrido.

Evolução do ensino a distância na pandemia

Com a pandemia provocada pelo vírus Covid-19 foi necessário a utilização do ensino a distância para que os alunos não saíssem totalmente prejudicados com o cronograma de ensino atrasado. Durante esse período foi utilizado duas formas de ensino, a educação online e a educação híbrida.

Alguns professores de algumas instituições começaram a fazer cursos de como trabalhar com plataformas online para melhor passar o conteúdo aos alunos e não sentirem maiores complicações nas plataformas. O ano de 2020 e 2021 foram marcados pelo ensino online e híbrido em algumas instituições, que escolheram qual seria o melhor plano de ensino a ser seguido, e o ano de 2022 continua da mesma forma, até a situação se normalizar e as instituições voltarem a se tornarem locais seguros.

Diferença da educação online e híbrida

A educação online funciona de forma totalmente a distância, com aulas, atividades e avaliações feitas de forma online por meio das plataformas digitais. Inclusive, haverá Matrícula Web 2022 para cursos dessa modalidade. Os professores trabalham com aulas síncronas e assíncronas, sendo aulas ao vivo e gravadas para os alunos acompanharem os assuntos e para que tirem suas dúvidas.

O ensino online possibilita que cada vez mais pessoas possam participar já que pode ser feito em qualquer lugar, sendo apenas necessário ter um dispositivo com internet para acompanhar o que for lançado pelos professores.

O ensino híbrido ele funciona de duas formas, ele tem uma parcela de seu curso feita de forma online e outra feita de forma presencial. Algumas instituições geralmente oferecem o conteúdo de forma online e algumas avaliações são feitas presencialmente, onde os alunos têm que se dirigir até a instituição para realizarem a avaliação, já outras a depender das matérias, algumas aulas funcionam apenas de forma presencial, como é o caso de aulas em laboratório.

Essas duas formas de ensino vêm ganhando muita força no mercado pois elas possibilitam o estudo de pessoas que não conseguiriam comparecer presencialmente todos os dias a uma sala de aula e assim conseguem acompanhar o ensino e adquirir um maior conhecimento.